Técnico de Segurança do Trabalho
ATRIBUIÇÕES PRINCIPAIS
- Garantir condições de segurança dos equipamentos e instalações da empresa, conscientizando e fiscalizando quanto ao uso de EPIs, elaborando instruções de trabalho e coordenando inspeções nos equipamentos de combate a incêndio.
- Orientar todos os funcionários quanto ao cumprimento do disposto das NR’s aplicáveis às atividades executadas pela empresa e/ou seus estabelecimentos.
- Manter permanente relacionamento com a CIPA, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR 5.
- Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas, quanto de programas de duração permanente.
- Esclarecer e conscientizar os colaboradores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.
- Realizar auditorias, acompanhamento e avaliação na área como as inspeções de segurança nos diversos setores da instituição.
- Avaliar as condições ambientais, riscos existentes, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, verificar implementação de ações preventivas e corretivas.
- Validar indicadores de eficiência e eficácia, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de SST e outros.
- Emitir parecer técnico, orientar e organizar o trabalho de forma segura para o colaborador sobre as medidas de eliminação e neutralização dos riscos.
- Analisar a aplicação de tecnologia, avaliar impacto da adoção, estabelecer procedimentos seguros e saudáveis.
- Inspecionar implantação, estabelecer formas de controle dos riscos associados e emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos.
- Levantar informações e preparar indicadores estatísticos das vistorias realizadas, doenças profissionais, acidentes do trabalho e trajeto, propondo ações corretivas e preventivas que permitam a redução dos índices que estejam acima de limites aceitáveis.
- Inspecionar os projetos de construção, reformas, arranjos físicos, equipamentos de combate ao incêndio (extintores, hidrantes, alarmes de incêndio e outros), garantindo e cumprindo com as determinações legais e emitindo relatórios, quando necessário.
- Investigar os acidentes de trabalho ocorridos, analisando as circunstâncias e condições da ocorrência na causa e determinando as causas, identificar perdas decorrentes, elaborar relatório, propor recomendações técnicas/ medidas corretivas e verificar eficácia das recomendações.
- Executar os processos da Brigada de Incêndio, CIPA, PPRA, PGR, PPP, mapeamento dos aspectos e impactos ambiente Integração de Terceiros e demais atividades relacionadas ao cargo e realizar a imputação das informações dentro do sistema SOC e participar de ações emergenciais.
- Implementar a política de saúde e segurança do trabalho e meio ambiente.
- Desenvolver ações educativas na área de segurança do trabalho e de sustentabilidade: identificar as necessidades educativas, promover ações educativas, elaborar cronograma de ações educativas, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas, interagir com equipes multidisciplinares, disponibilizar material e recursos didáticos, formar multiplicadores, difundir informações, utilizar métodos e técnicas de comunicação, avaliar ações educativas.
- Participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais;
- Participar e acompanhar de pericias e fiscalizações;
- Gerenciar documentação da área, elaborando e atualizando manual, normas, procedimentos técnicos e administrativos, gerar relatórios de resultados, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança SOC, organizar banco de dados e alimentar rede de informações do sistema de gestão SOC.
Pré Requisitos:
Ter o curso de Técnico de Segurança do Trabalho Concluído
Requisitos
Estudos
Sobre REDE SANTA CATARINA
Há 120 anos no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 19 entidades com atuação social, em saúde e educação, que formam a Rede Santa Catarina. Com um modelo de gestão em que o superávit gerado é aplicado em nossas obras a fim de executar dignamente nossas atividades, a instituição acolhe e cuida do ser humano em todo o ciclo da vida. Ao todo são cerca de 10,5 mil colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis Estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo).
MISSÃO: Acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida.
VISÃO: Ser referência de entidade filantrópica reconhecida pela sociedade, demonstrando amor às pessoas por meio de nossos atos.
VALORES: Preservação da vida, Humanização, Dignidade, Transparência e Sustentabilidade