Enfermeiro da Qualidade
ATRIBUIÇÕES PRINCIPAIS
- Organizar o processo de gerenciamento de risco na Instituição, de forma sistêmica e sistemática com a finalidade de detectar precocemente situações que podem gerar consequências às pessoas, à organização e ao meio ambiente.
- Mapear os riscos com objetivo de garantir a segurança ao paciente, familiares e colaboradores;
- Desenvolver as medidas preventivas, atuar como o integrador, facilitador e coordenador na comunicação entre os membros da equipe multiprofissional, pacientes e seus familiares, minimizando danos e prejuízos;
- Participar das discussões sobre os riscos gerenciados na Instituição e aplicar estratégias para a minimizar os eventos;
- Participar/elaborar medidas preventivas e corretivas para prevenir, detectar e reduzir consequências ou probabilidade de eventos;
- Avaliar a eficácia das notificações ou correções de procedimentos implantadas.
- Auditar prontuário, visando à obtenção de informações importantes sobre o gerenciamento do risco, para tomada de decisão; fazendo com que as informações contidas no prontuário possam subsidiar a analise com o uso de ferramentas de qualidade
- Entrevista com os envolvidos no processo assistencial para apoio na análise dos eventos adversos;
- Assegurar e capacitar a equipe no entendimento dos riscos e cultura de qualidade e segurança do paciente;
- Realizar e participar do monitoramento mensal dos riscos, através dos indicadores. Analisar, junto ao Núcleo de Segurança do Paciente/Comissão de Segurança do Paciente, os eventos adversos graves e elaborar plano de ação para prevenção dos mesmos;
- Acompanhar e monitorar os indicadores assistenciais de processo, resultado e estratégicos para a instituição;
- Acompanhar e monitorar os protocolos assistenciais estratégicos para a instituição;
- Levantar e analisar os procedimentos existentes em todas as áreas da instituição, visando à sua padronização e formalização em procedimentos escritos, para utilização por todos os níveis organizacionais;
- Prover suporte quanto à programação e execução com base nas recomendações da acreditação vigente da instituição e legislação;
- Participar de comissões internas, visando a definir prioridades para o plano de implantação do sistema da qualidade, bem como para encontrar soluções para aumento de produtividade, melhoria de qualidade, mudanças de processos e redução de custos;
- Promover e executar treinamentos relativos à qualidade, prática assistencial e ferramenta da qualidade,
- Realizar auditorias internas com metodologia definida para processos assistenciais e auditoria clínica junto com as atividades da Comissão de Revisão de Prontuário;
- Identificar deficiências em processos, sistemas e tarefas, promovendo a conscientização das pessoas e setores diretamente envolvidos, visando o seu engajamento na busca de soluções e implementação das ações corretivas;
- Dar tratamento estatístico aos dados relacionados com a qualidade, para elaboração de relatórios gerenciais;
- Apoiar as demais áreas na solução de problemas, identificando e removendo barreiras e obstáculos, atuando como facilitador para mudança de comportamento e assimilação de mudanças;
- Fazer o acompanhamento das recomendações feitas às áreas auditadas para verificar a sua implementação ou as ações corretivas adotadas;
- Analisar dados referentes aos protocolos gerenciais e/ou institucionais e promover ação de melhoria e educativas;
- Realizar aplicação de questionários para os pacientes relacionados ao núcleo de desfecho;
- Submissão de dados em plataformas para benchmark externo;
- Utilizar ferramentas da qualidade para apoio na análise dos problemas;
- Utilizar a ciência da melhoria e o Lean para apoiar os gestores na melhoria contínua do processo.
Requisitos
Estudos
Sobre REDE SANTA CATARINA
Há 120 anos no Brasil, a Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 19 entidades com atuação social, em saúde e educação, que formam a Rede Santa Catarina. Com um modelo de gestão em que o superávit gerado é aplicado em nossas obras a fim de executar dignamente nossas atividades, a instituição acolhe e cuida do ser humano em todo o ciclo da vida. Ao todo são cerca de 10,5 mil colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis Estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo).
MISSÃO: Acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida.
VISÃO: Ser referência de entidade filantrópica reconhecida pela sociedade, demonstrando amor às pessoas por meio de nossos atos.
VALORES: Preservação da vida, Humanização, Dignidade, Transparência e Sustentabilidade